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 PROJETO FIB NA ESCOLA  

Título: Cultura Viva na Escola

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Apresentação

Olá, Tripulação do Projeto "Estudantes de Atitude"! Estamos aqui com mais uma sugestão revolucionária para vocês: o Projeto "Cultura Viva". Este projeto incrível propõe a criação de atividades culturais dentro da escola para provocar mudanças socioambientais positivas. Imagine uma escola onde a cultura e a arte se unem para conscientizar, educar e transformar a comunidade, promovendo um ambiente mais sustentável e justo. Isso é o que o Projeto "Cultura Viva" busca realizar, elevando o Índice FIB escolar e melhorando o bem-estar de toda a comunidade.

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Para dar vida a este projeto em sua escola, temos algumas dicas valiosas da FIBia, a assistente virtual do Planeta Smiles

1

CRIE UM COMITÊ

Reúna alunos, professores e coordenadores interessados em cultura e mudanças socioambientais.

2

IDENTIFICAÇÃO

Selecione temas pertinentes que podem ser abordados através de atividades culturais.

3

PROMOVA

Planeje atividades culturais, como oficinas, exposições de arte, peças teatrais, entre outros, que tratam dos temas escolhidos.

4

DIVULGUE

Divulgue as atividades para toda a comunidade escolar e incentive a participação.

5

OBSERVE E APRENDA

Monitore o impacto das atividades e aprenda com os resultados para aprimorar o projeto.

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CELEBRE

Comemore as conquistas e o progresso feito para aumentar a conscientização e promover mudanças socioambientais.

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Benefícios de elevação do FIB e promoção do desenvolvimento sustentável (ODS) da comunidade escolar

 SUSTENTABILIDADE 

ODS 4 - Educação de Qualidade: A criação de atividades culturais dentro da escola pode contribuir para uma educação de qualidade, enriquecendo o currículo e proporcionando oportunidades de aprendizado mais abrangentes.

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ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: Ao promover um ambiente mais sustentável e justo por meio da cultura e da arte, o projeto "Cultura Viva" pode ajudar a criar comunidades mais inclusivas e equitativas.

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ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Ao educar e conscientizar a comunidade por meio de atividades culturais, o projeto pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

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ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação: O projeto "Cultura Viva" pode promover parcerias entre escolas, artistas, instituições culturais e organizações locais para implementar atividades culturais de maneira eficaz e sustentável.
 

É importante ressaltar que a promoção de múltiplos ODS pode variar dependendo da forma como o projeto é implementado e dos impactos específicos alcançados na comunidade escolar.

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 FELICIDADE 

O projeto "Cultura Viva na Escola" se conecta a várias dimensões do Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), sendo as principais:

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Dimensão Psicológica: A criação de atividades culturais dentro da escola pode promover o bem-estar psicológico dos estudantes, professores e comunidade escolar como um todo. A expressão artística e a participação em atividades culturais podem fornecer uma saída criativa para as emoções, melhorar o humor e promover um senso de realização e satisfação pessoal.

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Dimensão Cultural: Ao promover atividades culturais, o projeto "Cultura Viva" valoriza a diversidade cultural e incentiva o respeito às diferentes expressões artísticas. Isso pode fortalecer a identidade cultural dos estudantes, promover o diálogo intercultural e enriquecer o ambiente escolar com uma ampla gama de perspectivas e experiências.

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Dimensão Ambiental: O projeto busca provocar mudanças socioambientais positivas, promovendo um ambiente mais sustentável. Por meio das atividades culturais, é possível abordar questões relacionadas à conscientização ambiental, práticas sustentáveis e ações coletivas para a preservação do meio ambiente.

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Dimensão Governança: A criação de atividades culturais dentro da escola envolve a participação ativa de estudantes, professores e membros da comunidade. Isso promove a governança participativa, incentivando a tomada de decisões coletivas e o engajamento de todos os envolvidos na definição dos rumos e objetivos do projeto.

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Dimensão Comunitária: Ao transformar a escola em um local onde a cultura e a arte são usadas como ferramentas para conscientizar, educar e transformar a comunidade, o projeto "Cultura Viva" fortalece os laços comunitários e promove um senso de pertencimento e coletividade. Isso pode resultar em uma comunidade escolar mais unida, colaborativa e resiliente.
 

É importante ressaltar que a conexão específica com as dimensões do FIB pode variar dependendo da implementação do projeto e dos impactos alcançados na comunidade escolar.

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BENEFÍCIOS PARA GESTÃO ESCOLAR

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O projeto "Cultura Viva" se conecta com várias diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Aqui estão algumas maneiras pelas quais ele está alinhado com as diretrizes da BNCC:
 

Arte e Cultura: O projeto coloca a arte e a cultura no centro da experiência educacional, promovendo a valorização e a compreensão da diversidade cultural. Isso está em conformidade com as diretrizes da BNCC, que destacam a importância da arte e da cultura como componentes essenciais da formação dos alunos.

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Educação Ambiental: Ao propor atividades culturais para provocar mudanças socioambientais positivas, o projeto "Cultura Viva" está alinhado com as diretrizes da BNCC relacionadas à educação ambiental. Ele promove a conscientização sobre questões ambientais, incentivando ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

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Educação Integral: O projeto busca elevar o Índice FIB escolar, que reflete o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade escolar. Esse enfoque na educação integral, que vai além do aspecto acadêmico, está de acordo com as diretrizes da BNCC, que buscam o desenvolvimento pleno dos estudantes em todas as suas dimensões.

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Interdisciplinaridade: O projeto "Cultura Viva" envolve a integração de diferentes áreas do conhecimento, como arte, cultura, meio ambiente e sustentabilidade. Essa abordagem interdisciplinar está em linha com as diretrizes da BNCC, que incentivam a integração de conteúdos e a construção de conhecimentos de forma contextualizada e significativa.

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Formação Cidadã: O projeto promove a formação cidadã ao buscar transformar a comunidade por meio da conscientização e da educação. Ele estimula a participação ativa dos alunos na construção de um ambiente mais sustentável e justo, promovendo valores como cidadania, responsabilidade social e engajamento comunitário, conforme previsto nas diretrizes da BNCC.

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Portanto, o projeto "Cultura Viva" se conecta com as diretrizes da BNCC ao priorizar a arte, a cultura, a educação ambiental, a educação integral, a interdisciplinaridade e a formação cidadã. Ele busca oferecer uma educação mais abrangente, engajadora e contextualizada, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
 

O projeto "Cultura Viva" pode colaborar com práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) na área educacional de diversas maneiras:
 

Environmental (Ambiental): O projeto busca provocar mudanças socioambientais positivas, promovendo a conscientização sobre questões ambientais e incentivando ações sustentáveis. Por meio das atividades culturais, os alunos podem aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente, adotando práticas eco-friendly e contribuindo para a sustentabilidade.
 

Social (Social): O projeto promove a inclusão social e a valorização da diversidade cultural por meio das atividades culturais. Ele cria um ambiente onde todos os alunos têm a oportunidade de expressar suas identidades e perspectivas, promovendo a compreensão mútua, o respeito e a equidade. Além disso, ao envolver a comunidade escolar e incentivar a participação ativa dos alunos, o projeto fortalece os laços sociais e o senso de pertencimento.
 

Governance (Governança): O projeto "Cultura Viva" pode contribuir para a governança educacional ao envolver diferentes partes interessadas, como estudantes, professores, coordenadores e membros da comunidade escolar, na criação e implementação das atividades culturais. Essa abordagem colaborativa promove a transparência, a participação democrática e a co-responsabilidade na tomada de decisões, fortalecendo a governança educacional dentro da escola.

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Ao adotar práticas ESG educacionais, o projeto "Cultura Viva" está em consonância com uma abordagem mais sustentável, inclusiva e responsável na educação. Ele busca desenvolver o senso de responsabilidade ambiental, fortalecer as relações sociais e promover uma governança participativa, contribuindo para uma educação mais consciente e alinhada com os princípios ESG.

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O projeto tem possibilidades de gerar impactos positivo, baseado em Ciência da Felicidade, sobre a perspectiva das dimensões do modelo PERMA da Psicologia Positiva, aplicado no método da Educação Positiva, que aborda cinco elementos chave para o bem-estar: emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e conquistas.

 

Positive Emotions (Emoções Positivas): O projeto busca criar atividades culturais dentro da escola, proporcionando experiências que podem despertar emoções positivas nos alunos, como alegria, entusiasmo, admiração e gratidão. Essas emoções positivas contribuem para o bem-estar emocional e mental dos alunos.

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Engagement (Engajamento): Ao participar das atividades culturais propostas pelo projeto, os alunos têm a oportunidade de se envolver ativamente, focar sua atenção e energia em algo significativo para eles. Isso promove o engajamento, aumenta o senso de propósito e contribui para o desenvolvimento de habilidades e talentos dos alunos.

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Relationships (Relacionamentos): O projeto "Cultura Viva" pode promover a construção de relacionamentos positivos entre os alunos, professores e membros da comunidade escolar. Ao compartilhar experiências culturais, participar de atividades conjuntas e valorizar a diversidade cultural, os alunos têm a oportunidade de fortalecer laços interpessoais, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

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Meaning (Significado): Ao explorar e apreciar a cultura e a arte dentro da escola, o projeto "Cultura Viva" pode ajudar os alunos a encontrar significado e propósito em suas vidas. Através das atividades culturais, eles podem refletir sobre suas identidades, valores e aspirações, desenvolvendo um senso de significado pessoal e conexão com algo maior do que eles mesmos.

Accomplishment (Realização): O projeto oferece oportunidades para os alunos experimentarem um senso de realização e competência por meio de suas expressões artísticas, performances culturais e contribuições para a comunidade escolar. Ao alcançarem metas e se envolverem em atividades que valorizam seus talentos, os alunos podem experimentar um senso de orgulho, confiança e satisfação pessoal.

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Portanto, o projeto "Cultura Viva" se a uma educação mais positiva ao promover as dimensões do PERMA, promovendo emoções positivas, engajamento, relacionamentos saudáveis, significado e realização na vida escolar dos alunos. Ele busca criar um ambiente escolar mais estimulante, gratificante e enriquecedor, contribuindo para o florescimento e bem-estar dos estudantes.

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CONCLUSÃO

Inspirado pelos dados da primeira Pesquisa FIB Escolar,o Projeto "Cultura Viva" é uma oportunidade positiva de promover uma transformação escolar genuína e duradoura.

 

Portanto, Tripulação "Estudantes de Atitude", convidamos vocês a embarcarem nesta jornada, a usarem a cultura como ferramenta para a mudança e a fazerem de sua escola um farol de conscientização socioambiental!

 

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Em caso de dúvidas fale com a sua coordenação regional de ensino Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00

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