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 PROJETO FIB NA ESCOLA  

Título: Empreendedorismo Social

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Apresentação

Olá, intrépidos membros da Tripulação "Estudantes de Atitude"! Temos uma proposta de projeto empolgante que promete estimular a criatividade, a inovação e o espírito colaborativo em nossa comunidade escolar: a "Feira de Empreendedorismo Social". Essa iniciativa visa desenvolver e apresentar projetos que enfrentem desafios sociais e ambientais por meio de abordagens empreendedoras inovadoras.

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Para dar vida a este projeto em sua escola, temos algumas dicas valiosas da FIBia, a assistente virtual do Planeta Smiles

1

ESTIMULE IDEIAS

Incentive os alunos a pensar em soluções criativas para desafios sociais e ambientais.

2

CRIE EQUIPE

Incentive a formação de equipes multidisciplinares para desenvolver os projetos.

3

PROMOVA OFICINAS

Promova oficinas sobre empreendedorismo e inovação social.

4

FAÇA PARCERIAS

 Estabeleça parcerias com organizações locais que possam fornecer mentoria ou apoio aos projetos.

5

PROMOVA FEIRAS

Crie um evento atraente que permita aos estudantes apresentar seus projetos à comunidade.

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CELEBRE RESULTADOS

Reconheça o esforço e a criatividade dos participantes, independentemente do resultado.

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Benefícios de elevação do FIB e promoção do desenvolvimento sustentável (ODS) da comunidade escolar

 SUSTENTABILIDADE 

O projeto "Feira de Empreendedorismo Social" colabora com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de diversas formas. Alguns exemplos são:

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ODS 1 - Erradicação da Pobreza: A feira promove o desenvolvimento de projetos empreendedores que visam enfrentar desafios sociais, incluindo a redução da pobreza. Os projetos apresentados na feira podem oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para problemas socioeconômicos, contribuindo para a erradicação da pobreza.

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ODS 4 - Educação de Qualidade:  A "Feira de Empreendedorismo Social" envolve os estudantes em atividades de aprendizado prático, estimulando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor. Isso promove uma educação de qualidade, que vai além do ensino tradicional e permite que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para enfrentar os desafios do mundo real.

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ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico: O empreendedorismo social estimulado pela feira pode contribuir para o crescimento econômico sustentável, criando oportunidades de trabalho decente e impactando positivamente a comunidade local. Os projetos empreendedores podem gerar empregos, capacitar os participantes e promover uma economia mais inclusiva e justa.

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ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: A feira enfoca a inovação e estimula o espírito empreendedor dos estudantes. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à indústria, inovação e infraestrutura, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo atual e futuro.

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ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: Os projetos apresentados na feira podem abordar desafios específicos da comunidade local, como questões ambientais, sociais ou econômicas. Essas iniciativas buscam criar soluções sustentáveis para tornar as cidades e comunidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis.

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ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação: A feira promove a colaboração e o trabalho em equipe, incentivando os estudantes a se envolverem em parcerias com organizações locais, empresas e outros atores relevantes. Essas parcerias podem fornecer recursos, apoio e orientação para a implementação dos projetos empreendedores, fortalecendo assim os meios de implementação dos ODS.

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Em resumo, o projeto "Feira de Empreendedorismo Social" colabora com a promoção dos ODS ao estimular a criação de soluções empreendedoras para desafios sociais e ambientais, promover uma educação de qualidade, desenvolver habilidades relacionadas à indústria e inovação, contribuir para o crescimento econômico sustentável, criar comunidades mais sustentáveis e fortalecer parcerias e meios de implementação dos ODS.

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 FELICIDADE 

O projeto "Feira de Empreendedorismo Social" pode se conectar com várias dimensões do Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) por meio de suas abordagens e resultados. Algumas das dimensões do FIB que podem ser impactadas são:

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Bem-estar psicológico: A participação na feira e o desenvolvimento de projetos empreendedores podem promover o bem-estar psicológico dos estudantes, pois eles têm a oportunidade de explorar suas paixões, aplicar suas habilidades e se envolver em atividades que têm um propósito significativo.

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Saúde: A feira pode abordar desafios sociais e ambientais relacionados à saúde, promovendo soluções inovadoras para melhorar o bem-estar físico e mental da comunidade. Os projetos apresentados podem ter como foco a promoção da saúde, prevenção de doenças e acesso a serviços de saúde.

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Educação: A feira proporciona uma experiência de aprendizado prático e aplicado, estimulando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos estudantes. Além disso, os projetos desenvolvidos podem ter como objetivo abordar desafios educacionais, como a melhoria da qualidade da educação, o acesso igualitário à educação e a inovação educacional.

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Uso do tempo: O envolvimento dos estudantes na feira requer um investimento de tempo significativo, o que pode promover uma gestão adequada do tempo e o uso de forma mais consciente e produtiva. Isso pode contribuir para uma sensação de equilíbrio e satisfação em relação ao uso do tempo disponível.

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Vitalidade comunitária: A feira promove a participação ativa dos estudantes na comunidade escolar e pode envolver a colaboração com outras organizações e membros da comunidade. Isso fortalece os laços sociais e promove um senso de pertencimento, engajamento e coesão comunitária.

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Padrão de Vida: A feira incentiva os estudantes a desenvolver habilidades empreendedoras, o que pode ter impacto no desenvolvimento econômico da comunidade. Os projetos empreendedores podem gerar empregos, estimular o crescimento econômico local e promover o empreendedorismo sustentável.

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Cultura: A feira pode incorporar e celebrar a diversidade cultural da comunidade escolar, proporcionando um espaço para a expressão artística, criativa e cultural. Isso promove a valorização da cultura local e fortalece a identidade cultural dos estudantes.

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Portanto, o projeto "Feira de Empreendedorismo Social" se conecta com várias dimensões do FIB ao promover o bem-estar psicológico, a saúde, a educação de qualidade, o uso adequado do tempo, a participação comunitária, o desenvolvimento econômico e a valorização da cultura.

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BENEFÍCIOS PARA GESTÃO ESCOLAR

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O projeto "Feira de Empreendedorismo Social" pode colaborar para promover a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de diversas formas. Alguns pontos de conexão entre o projeto e a BNCC são:

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Competências socioemocionais: A BNCC destaca a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais, como colaboração, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas. A participação na feira proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar essas competências na prática, trabalhando em equipe, se comunicando de forma efetiva, pensando criativamente e encontrando soluções para desafios sociais e ambientais.

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Empreendedorismo e protagonismo: A feira incentiva os estudantes a se tornarem protagonistas de suas próprias aprendizagens, estimulando o empreendedorismo e a iniciativa. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos empreendedores e apresentá-los, exercitando habilidades como planejamento, organização, liderança e tomada de decisões, conforme previsto na BNCC.

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Integração de áreas do conhecimento: A feira envolve a aplicação prática de conhecimentos e habilidades de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento. Os projetos desenvolvidos podem abordar questões multidisciplinares, integrando conceitos de ciências, matemática, linguagens, tecnologia, entre outras áreas, o que está alinhado com a proposta de integração curricular da BNCC.

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Educação para a sustentabilidade: A feira tem o objetivo de enfrentar desafios sociais e ambientais por meio de abordagens empreendedoras inovadoras. Ao desenvolver projetos que promovam a sustentabilidade, como soluções para problemas ambientais, redução de impactos negativos ou promoção de práticas sustentáveis, o projeto contribui para a promoção da educação para a sustentabilidade, conforme previsto na BNCC.

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Aprendizagem contextualizada e significativa: A feira proporciona uma aprendizagem contextualizada e significativa, pois os estudantes estão envolvidos em projetos concretos e aplicados à realidade. Eles têm a oportunidade de relacionar os conteúdos e habilidades aprendidos em sala de aula com situações reais, promovendo um maior engajamento e compreensão dos conceitos, conforme preconizado pela BNCC.

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Portanto, o projeto "Feira de Empreendedorismo Social" colabora para promover a BNCC ao desenvolver competências socioemocionais, estimular o protagonismo dos estudantes, integrar áreas do conhecimento, promover a educação para a sustentabilidade e proporcionar uma aprendizagem contextualizada e significativa.

O projeto "Feira de Empreendedorismo Social" pode colaborar para promover práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) educacionais de diversas maneiras:

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Ambiental: A feira pode incentivar projetos que abordem desafios ambientais e promovam práticas sustentáveis. Os estudantes podem desenvolver soluções inovadoras relacionadas à conservação do meio ambiente, eficiência energética, gestão de resíduos, preservação da biodiversidade, entre outros temas. Dessa forma, o projeto contribui para a conscientização ambiental e para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade dentro da escola e na comunidade.

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Social: O empreendedorismo social busca solucionar problemas sociais por meio de abordagens empreendedoras. A feira oferece aos estudantes a oportunidade de identificar desafios sociais presentes em sua comunidade e propor soluções criativas e inovadoras para enfrentá-los. Essas soluções podem abordar questões como inclusão social, igualdade de gênero, acesso à educação, combate à pobreza, entre outros temas relevantes para a promoção da justiça social.

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Governança: O projeto "Feira de Empreendedorismo Social" pode promover práticas de governança participativa e transparente. Os estudantes podem se envolver em todo o processo, desde a identificação dos problemas até o planejamento, execução e avaliação dos projetos. Isso estimula o protagonismo dos alunos, a colaboração, a tomada de decisões coletivas e a responsabilidade em relação aos resultados alcançados. Essas práticas de governança fortalecem a cidadania e a cultura de participação na escola.

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Ao integrar essas dimensões ESG em seu escopo, o projeto "Feira de Empreendedorismo Social" contribui para que os estudantes desenvolvam uma consciência crítica em relação às questões ambientais, sociais e de governança, além de promover a busca por soluções inovadoras e sustentáveis. Isso resulta em uma formação mais completa, engajada e comprometida com os desafios do mundo atual.

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O projeto "Feira de Empreendedorismo Social" pode se conectar com as dimensões do PERMA (Positive Emotions, Engagement, Relationships, Meaning, Accomplishment) na perspectiva da metodologia da Educação Positiva e Ciência da Felicidade da seguinte forma:

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Positive Emotions (Emoções Positivas): A participação na feira e o desenvolvimento dos projetos podem despertar emoções positivas nos estudantes, como entusiasmo, alegria e esperança. Eles têm a oportunidade de se envolver em atividades significativas e desafiadoras, que estimulam sua criatividade, curiosidade e senso de propósito. Essas emoções positivas são fundamentais para promover o bem-estar psicológico e contribuir para uma vivência mais feliz e saudável.

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Engagement (Engajamento): A feira proporciona um ambiente de engajamento, onde os estudantes podem se envolver em atividades que despertam seu interesse, paixão e motivação. Eles têm a oportunidade de trabalhar em projetos que são relevantes para eles e sua comunidade, o que promove um maior comprometimento e entusiasmo na aprendizagem. O engajamento é essencial para promover a concentração, o desenvolvimento de habilidades e a sensação de realização pessoal.

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Relationships (Relacionamentos): O projeto estimula a construção de relacionamentos saudáveis e colaborativos entre os estudantes, professores, mentores e demais membros envolvidos na feira. O trabalho em equipe, a troca de ideias e a cooperação são incentivados, fortalecendo os laços sociais e criando um senso de comunidade. Essas relações positivas contribuem para o apoio emocional, a empatia e a sensação de pertencimento, aspectos importantes para o bem-estar e a felicidade.

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Meaning (Significado): A feira oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver projetos com propósito e significado, abordando questões sociais e ambientais relevantes. Eles podem encontrar um senso de significado e importância ao trabalhar em soluções que tenham impacto positivo em suas vidas e na sociedade. Essa conexão com um propósito maior promove a motivação intrínseca e uma sensação de realização pessoal.

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Accomplishment (Realização): A participação na feira permite que os estudantes experimentem um senso de realização pessoal ao verem seus projetos se concretizarem e gerarem impacto positivo. Eles podem sentir orgulho de suas conquistas, desenvolver habilidades e competências, e receber reconhecimento pela sua dedicação e esforço. Essas experiências de realização pessoal são fundamentais para promover a autoestima, a confiança e a motivação contínua.

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Portanto, o projeto "Feira de Empreendedorismo Social" pode promover as dimensões do PERMA ao proporcionar emoções positivas, engajamento, relacionamentos saudáveis, sentido e realização pessoal para os estudantes envolvidos. Isso contribui para uma vivência mais positiva, significativa e feliz, alinhada com a perspectiva da Educação Positiva e Ciência da Felicidade.

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CONCLUSÃO

o Projeto "Feira de Empreendedorismo Social" é uma oportunidade incrível para nossa comunidade escolar aprender, crescer e contribuir para a sociedade.

 

Então, Tripulação "Estudantes de Atitude", vamos nos unir e usar nosso espírito empreendedor para fazer a diferença!

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Em caso de dúvidas fale com a sua coordenação regional de ensino Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00

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