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 PROJETO FIB NA ESCOLA  

Título: Comitê Interdisciplinar ESG 9.17

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Apresentação

O Comitê Multidisciplinar ESG 9.17 reúne especialistas de diversas áreas com o objetivo de impulsionar ainda mais as inovações e impactos positivos do Projeto Estudantes de Atitude por meio de abordagens inovadoras. Com experiência nos campos de ESG, FIB, ODS, Ciência da Felicidade, Educação Positiva, Gestão da Inovação, meio ambiente, comunicação e BNCC, esses especialistas irão utilizar ferramentas digitais avançadas para colaborar de forma efetiva e conduzir uma variedade de atividades direcionadas ao sucesso do programa.

Objetivo principal

Promover uma transformação significativa na educação, integrando conceitos de ESG, FIB, ODS, Ciência da Felicidade, Educação Positiva, Gestão da Inovação e BNCC

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Matriz de Desenvolvimento Educacional ESG 9.17: Desenvolveremos uma matriz abrangente que orientará, organizará e acompanhará o progresso do Projeto Estudantes de Atitude. Essa matriz será baseada em práticas educacionais alinhadas aos princípios de ESG, direcionadas pelos indicadores das 9 dimensões da Felicidade Interna Bruta (FIB) e conectadas aos objetivos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a matriz será elaborada considerando as diretrizes da BNCC e os conhecimentos provenientes da Ciência da Felicidade e Educação Positiva.

Planejamento Estratégico do PDE ESG 9.17 (Triênio): No primeiro ano, estabeleceremos metas e objetivos para o programa durante um período de três anos. Essas metas serão definidas com base em dados relevantes de ESG, FIB, ODS e nas experiências adquiridas durante o primeiro ano de atividades.

Coleta e Análise de Dados: Seremos responsáveis por conduzir pesquisas e análises relacionadas aos eixos de atuação do Projeto Estudantes de Atitude, incluindo ESG, FIB, ODS, Ciência da Felicidade, Educação Positiva, Gestão da Inovação, meio ambiente, comunicação e BNCC. Utilizaremos ferramentas digitais e inteligência artificial para coletar e analisar dados relevantes.

Desenvolvimento de Estratégias Educacionais Inovadoras: Com base nos dados coletados e nas diretrizes da BNCC, colaboraremos no desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras e eficazes. Nosso objetivo é criar um ambiente educacional que estimule a criatividade, o engajamento e o aprendizado significativo dos estudantes.

Apoio e Orientação: Forneceremos suporte e orientação aos gestores, professores e demais envolvidos no programa. Identificaremos melhores práticas e ofereceremos soluções para os desafios enfrentados, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor.

Gestão e Governança Colaborativa: Auxiliaremos na implementação de mecanismos de gestão e governança colaborativa, visando garantir uma execução eficiente do Projeto Estudantes de Atitude. Promoveremos uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada entre todos os envolvidos.

Promoção da Inovação Educacional: Estimularemos a adoção de práticas inovadoras no campo educacional, inspiradas pela Ciência da Felicidade, psicologia positiva e Educação Positiva. Buscaremos oportunidades para integrar novas tecnologias e abordagens pedagógicas que estimulem o desenvolvimento integral dos estudantes.

Monitoramento e Avaliação: Acompanharemos o progresso do programa, monitorando indicadores-chave de desempenho e avaliando o impacto das atividades implementadas. Essa monitoria contínua permitirá a identificação de eventuais ajustes e melhorias, garantindo a eficácia das ações desenvolvidas.

Relatórios de Desenvolvimento do PDE ESG 9.17: Seremos responsáveis pela elaboração de relatórios e ferramentas que promovam a transparência no Programa de Desenvolvimento Educacional ESG 9.17. Esses relatórios destacarão os resultados alcançados, as metas cumpridas e o impacto das atividades implementadas. Nossa prestação de contas fortalecerá o compromisso com a transparência, envolvendo todos os interessados e contribuindo para o sucesso contínuo do programa.

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Benefícios de elevação do FIB e promoção do desenvolvimento sustentável (ODS) da comunidade escolar

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O Comitê Multidisciplinar ESG 9.17, é comprometido com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Através do Projeto Estudantes de Atitude, buscaremos contribuir para a consecução desses objetivos de forma prática e tangível. Abaixo, destacamos como nossas atividades estão alinhadas a cada um dos ODS:

ODS 1 - Erradicação da Pobreza: Por meio do desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras, visamos capacitar os estudantes a quebrar o ciclo da pobreza e a alcançar uma vida digna e sustentável.

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável: Promovemos a conscientização sobre a importância da agricultura sustentável, incentivando práticas agrícolas responsáveis e a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

ODS 3 -Saúde e Bem-Estar: Integrando conceitos de Ciência da Felicidade e Educação Positiva, buscamos promover a saúde mental e emocional dos estudantes, contribuindo para seu bem-estar e qualidade de vida.

ODS 4 -Educação de Qualidade: Nossa principal missão é transformar a educação, desenvolvendo estratégias educacionais inovadoras que estimulem o aprendizado significativo e capacitem os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

ODS 5 - Igualdade de Gênero: Promovemos a igualdade de gênero através de uma educação inclusiva e do empoderamento das estudantes para que alcancem seu pleno potencial, rompendo barreiras e estereótipos de gênero.

ODS 6 - Água Limpa e Saneamento: Incentivamos a conscientização sobre a importância da conservação da água e a adoção de práticas sustentáveis de uso e reuso desse recurso vital.

ODS 7 - Energia Limpa e Acessível: Fomentamos a conscientização sobre a importância das fontes de energia limpa e incentivamos a adoção de práticas de eficiência energética nas escolas e comunidades.

ODS 8 -Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Por meio de uma educação voltada para o empreendedorismo e a gestão da inovação, buscamos preparar os estudantes para o mercado de trabalho, promovendo oportunidades de emprego decente e sustentável.

ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura: Estimulamos a adoção de práticas inovadoras na educação, inspiradas pela Ciência da Felicidade e pela Educação Positiva, e promovemos a integração de tecnologias digitais avançadas no processo de ensino-aprendizagem.

ODS 10 - Redução das Desigualdades: Buscamos promover uma educação inclusiva, que atenda às necessidades de todos os estudantes, independentemente de sua origem socioeconômica, etnia, gênero ou habilidades.

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis: Incentivamos o engajamento dos estudantes na construção de comunidades sustentáveis, promovendo a conscientização sobre questões ambientais, o respeito à diversidade e o envolvimento cívico.

ODS 12 -Consumo e Produção Responsáveis: Por meio de ações de conscientização e educação, incentivamos o consumo consciente e responsável, promovendo práticas de redução, reutilização e reciclagem.

ODS 13 - Ação contra a Mudança Global do Clima: Promovemos a conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental e incentivamos práticas de preservação do meio ambiente, visando mitigar os efeitos da mudança climática.

ODS 14 -Vida na Água: Estimulamos a consciência sobre a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos e incentivamos a participação dos estudantes em ações de conservação e proteção dos recursos hídricos.

ODS 15 -Vida Terrestre: Incentivamos a educação ambiental e a participação ativa dos estudantes na conservação da biodiversidade, promovendo o respeito e a preservação dos ecossistemas terrestres.

ODS 16 -Paz, Justiça e Instituições Eficazes: Promovemos uma cultura de paz e não violência, incentivando o diálogo, a resolução pacífica de conflitos e o respeito aos direitos humanos.

ODS 17 -Parcerias e Meios de Implementação: Por meio de parcerias estratégicas com diversas instituições, buscamos fortalecer a implementação do Projeto Estudantes de Atitude e ampliar seu impacto, mobilizando recursos e compartilhando conhecimentos.

Através dessas ações alinhadas aos ODS, o Comitê Multidisciplinar ESG 9.17 do Projeto Estudantes de Atitude visa contribuir de forma significativa para o avanço da Agenda 2030 e para a construção de um mundo mais justo, sustentável e equitativo.

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O Comitê Multidisciplinar ESG 9.17, tem o compromisso de elevar e promover as dimensões da Felicidade Interna Bruta (FIB)  promovendo ideais, projetos e iniciativas orientados pelos dados da Pesquisa FIB. Nossas atividades abrangem diversas dimensões do FIB, visando o desenvolvimento integral dos estudantes e a construção de uma sociedade mais feliz e sustentável. A seguir, destacamos como alguns projetos  orientados pelos dados da primeira Pesquisa FIB Escolar pode colaborar com a promoção de cada uma dessas dimensões:

Bem-estar psicológico: Integramos conceitos de Ciência da Felicidade e Educação Positiva, promovendo práticas que fortalecem a saúde mental, o resiliência emocional e o cultivo de emoções positivas nos estudantes.

Uso do tempo: Incentivamos uma distribuição equilibrada do tempo entre atividades acadêmicas, lazer, convívio social e momentos de autoreflexão, contribuindo para uma vida mais equilibrada e satisfatória.

Vitalidade comunitária: Estimulamos a participação ativa dos estudantes em projetos comunitários, promovendo o senso de pertencimento, a colaboração e o engajamento cívico.

Educação: Buscamos desenvolver uma educação de qualidade, centrada no estudante, que promova o aprendizado significativo, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o despertar da curiosidade e do prazer pelo conhecimento.

Cultura: Valorizamos e promovemos a diversidade cultural, estimulando o respeito, a valorização das tradições e o diálogo intercultural entre os estudantes.

Saúde: Fomentamos hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e autocuidado, promovendo a conscientização sobre a importância da saúde física e o bem-estar dos estudantes.

Meio ambiente: Incentivamos a conscientização ambiental e a adoção de práticas sustentáveis, como a conservação dos recursos naturais, a reciclagem e a redução do consumo, visando a preservação do meio ambiente.

Boa governança: Promovemos a ética, a transparência e a participação democrática, incentivando os estudantes a se envolverem em questões de interesse público e a assumirem responsabilidades cívicas.

Padrões de vida: Buscamos promover uma cultura de consumo consciente e responsável, incentivando os estudantes a repensarem seus hábitos de consumo e a adotarem um estilo de vida mais sustentável.

 

Ao integrar e promover essas dimensões do FIB no Projeto Estudantes de Atitude, o Comitê Multidisciplinar ESG 9.17 busca proporcionar aos estudantes uma formação completa e holística, que os prepare para serem cidadãos felizes, engajados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais equitativa, sustentável e próspera.

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BENEFÍCIOS PARA GESTÃO ESCOLAR

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O Comitê Interdisciplinar ESG 9.17 desempenhará um papel inovador sobre a promoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as dimensões do Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), a Educação Positiva e a Ciência da Felicidade por meio dos projetos FIB Escolar. Dessa forma o Comitê colabora com a BNCC por inovando sobre a abordagem das seguintes diretrizes:

  1. Conhecimento: O Comitê promoverá o conhecimento por meio da Matriz ESG 9.17 que fazer a intersecção entre os ODS , o FIB e as práticas ESG na mensuração de desenvolvimento educacional, abordando temas relevantes como sustentabilidade, felicidade e boas práticas de gestão, entre outros. Essa abordagem amplia o repertório de conhecimentos da comunidade e gestão escolar e incentiva o pensamento crítico em relação aos desafios globais.

  2. Pensamento científico, crítico e criativo: O Comitê estimulará o pensamento científico, crítico e criativo por meio dos eixos ESG 9.17. Essas abordagens promovem a reflexão sobre o bem-estar, a felicidade e a construção de relações saudáveis, estimulando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a capacidade de análise crítica.

  3. Repertório cultural: O Comitê valorizará o repertório cultural dos estudantes, promovendo a diversidade e o respeito às diferentes culturas. Por meio dos projetos FIB Escolar, são realizadas atividades que exploram a multiculturalidade, a história, as tradições e as expressões culturais, proporcionando uma formação mais abrangente e inclusiva.

  4. Comunicação: O Comitê, através dos projetos FIB Escolares irá enfatizar a importância da comunicação não violenta e por meio da educação e comunicação que promova a cultura da paz.

  5. Cultura digital: O Comitê promoverá a cultura digital por meio da integração das tecnologias digitais no processo educacional. Os projetos FIB Escolar incentivam o uso criativo e responsável das ferramentas digitais, desenvolvendo habilidades de pesquisa, produção de conteúdo, colaboração online e pensamento crítico em relação às mídias digitais.

  6. Trabalho e projeto de vida: O Comitê irá colaborar com a BNCC ao estimular o desenvolvimento de projetos de vida dos estudantes, conectando-os com suas aspirações e metas pessoais. Através dos projetos FIB Escolar, os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades empreendedoras, criativas e de autogestão, preparando-se para o mundo do trabalho e para a construção de uma trajetória de vida significativa.

  7. Argumentação: O Comitê irá promover  a argumentação por meio da educação para a cidadania, estimulando os estudantes a expressarem suas opiniões de forma respeitosa, fundamentada e crítica. Os projetos FIB Escolar proporcionam espaços de diálogo e debate, onde os estudantes são incentivados a desenvolver habilidades de argumentação e a compreender diferentes perspectivas.

  8. Autoconhecimento e autocuidado: O Comitê irá vaorizar o autoconhecimento e o autocuidado dos estudantes como aspectos essenciais para o desenvolvimento integral. Através dos projetos FIB Escolar, são oferecidas práticas de saúde integrativa, mindfulness e bem-estar, que promovem a autorreflexão, a consciência emocional e o cuidado com o próprio bem-estar físico e mental.

  9. Empatia e cooperação: O Comitê incentivará a empatia e a cooperação por meio dos projetos FIB Escolar, que promovem a colaboração entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades sociais. Essas práticas estimulam a empatia, a escuta ativa, o respeito às diferenças e o trabalho em equipe, formando cidadãos mais solidários e comprometidos com o bem comum.

  10. Responsabilidade e cidadania: O Comitê fortalecera a responsabilidade e a cidadania dos estudantes, proporcionando oportunidades de participação ativa na escola e na comunidade. Por meio dos projetos FIB Escolar, os estudantes são incentivados a se envolverem em ações sociais, projetos sustentáveis e práticas que contribuam para o desenvolvimento local e global.

Em suma, o Comitê colabora com a BNCC ao promover os ODS, as dimensões do FIB, a Educação Positiva e a Ciência da Felicidade por meio dos projetos FIB Escolar. Essa abordagem enriquece o processo educacional, promove o desenvolvimento das competências gerais da BNCC e prepara os estudantes para se tornarem cidadãos responsáveis, críticos, solidários e comprometidos com a construção de um mundo mais sustentável e equitativo.

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O Comitê colabora para a promoção das práticas ESG (Environmental, Social and Governance) educacionais por meio de diversas iniciativas e estratégias. Aqui estão algumas formas pelas quais o Comitê contribui nesse sentido:

  1. Ambiental:

    • Integração dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no currículo, abordando temas como sustentabilidade, conservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais.

    • Incentivo à conscientização ambiental e às práticas sustentáveis nas escolas por meio dos projetos FIB Escolar.

    • Promoção de atividades educativas que abordam questões ambientais, como a importância da reciclagem, conservação da água e preservação da biodiversidade.

  2. Social:

    • Fomento da diversidade e inclusão por meio da valorização das diferentes culturas, etnias, gêneros e realidades sociais.

    • Estímulo ao respeito, empatia e cooperação entre os estudantes, por meio de projetos que promovem a igualdade, o diálogo e a compreensão mútua.

    • Incentivo à participação ativa dos estudantes em ações sociais, projetos comunitários e práticas que contribuam para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

  3. Governança:

    • Promoção da ética e da responsabilidade cidadã por meio da educação para a cidadania e da formação de estudantes conscientes de seus direitos e deveres.

    • Estímulo à participação democrática e ao protagonismo dos estudantes na gestão escolar, criando espaços para que possam expressar suas opiniões e participar das decisões que impactam suas vidas acadêmicas.

    • Valorização da transparência, prestação de contas e boa governança nas instituições de ensino, promovendo uma cultura de integridade e excelência educacional.

 

O Comitê busca, assim, colaborar ativamente para a promoção das práticas ESG educacionais, integrando-as às diretrizes da BNCC e aos projetos FIB Escolar. Dessa forma, contribui para formar estudantes conscientes, engajados e comprometidos com a construção de uma sociedade mais sustentável, justa e equitativa.

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O Comitê promove as dimensões do PERMA (Positive Emotions, Engagement, Relationships, Meaning, Accomplishment) na perspectiva da Educação Positiva e Ciência da Felicidade por meio de abordagens e estratégias que visam o bem-estar e a felicidade dos estudantes. Aqui estão algumas formas pelas quais o Comitê colabora nesse sentido:

  1. Positive Emotions (Emoções Positivas):

    • Incentivo ao cultivo de emoções positivas, como alegria, gratidão, esperança e otimismo, por meio de práticas de mindfulness, atividades lúdicas e expressões artísticas.

    • Promoção de um ambiente escolar acolhedor e estimulante, no qual os estudantes se sintam emocionalmente seguros e apoiados.

  2. Engagement (Engajamento):

    • Estímulo ao engajamento dos estudantes em atividades escolares significativas e desafiadoras, que promovam o envolvimento ativo, a concentração e o fluxo de trabalho.

    • Oferta de projetos FIB Escolar que envolvam os estudantes em experiências de aprendizagem autênticas e motivadoras, permitindo que explorem seus interesses e talentos.

  3. Relationships (Relacionamentos):

    • Valorização da importância dos relacionamentos saudáveis e significativos na vida dos estudantes, promovendo a construção de vínculos positivos entre colegas, professores e demais membros da comunidade escolar.

    • Desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, comunicação assertiva e resolução de conflitos, que contribuem para relacionamentos interpessoais mais harmoniosos.

  4. Meaning (Significado):

    • Estímulo à reflexão sobre o sentido e propósito da vida, incentivando os estudantes a explorarem seus valores, aspirações e metas pessoais.

    • Promoção de projetos FIB Escolar que abordem temas relevantes e inspirem os estudantes a contribuírem para o bem-estar coletivo e a construção de um mundo melhor.

  5. Accomplishment (Realização):

    • Reconhecimento e valorização das conquistas e progressos individuais dos estudantes, incentivando um senso de autoeficácia e confiança em suas habilidades.

    • Oferta de desafios apropriados e metas alcançáveis, que estimulem os estudantes a se superarem e experimentarem a sensação de realização pessoal.

 

Ao promover as dimensões do PERMA, a Educação Positiva e a Ciência da Felicidade no contexto educacional, o Comitê busca contribuir para o bem-estar integral dos estudantes, fortalecendo sua resiliência, autoconhecimento, habilidades socioemocionais e senso de propósito. Essas abordagens são fundamentais para criar um ambiente escolar saudável, positivo e favorável ao desenvolvimento pleno dos estudantes.

CONCLUSÃO

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O Comitê Multidisciplinar ESG 9.17 desempenha um papel fundamental na colaboração com o Projeto Estudantes de Atitude. Reunindo especialistas de diversas áreas, como ESG, FIB, ODS, Ciência da Felicidade, Educação Positiva, Gestão da Inovação, meio ambiente, comunicação e BNCC, o comitê utiliza abordagens inovadoras e ferramentas digitais avançadas para impulsionar as inovações e impactos positivos do projeto. Através de sua expertise, os especialistas conduzem uma variedade de atividades direcionadas ao sucesso do programa, visando promover o desenvolvimento integral dos estudantes e criar um ambiente educacional inspirador. O Comitê Multidisciplinar ESG 9.17 oferece uma oportunidade única para a colaboração entre os membros da tripulação do Projeto Estudantes de Atitude, fortalecendo ainda mais os resultados alcançados e permitindo que cada estudante floresça em sua jornada de aprendizagem. Juntos, eles trabalham em prol de uma educação transformadora, preparando os estudantes para serem agentes de mudança em suas escolas e comunidades.

 

Assim, Tripulação "Estudantes de Atitude", é hora de abraçar essa iniciativa incrível e criar um ambiente escolar onde cada membro da comunidade possa florescer em felicidade saúde e bem-estar. Vamos fazer acontecer!

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Em caso de dúvidas fale com a sua coordenação regional de ensino Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00

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