Apresentação
Olá, Tripulação do Projeto "Estudantes de Atitude"! Temos uma sugestão fascinante para vocês: o Projeto "Jarra de Gratidão". Este projeto simples, mas poderoso, convida todos na escola a expressar sua gratidão através de notas depositadas em jarras de gratidão. É uma maneira tangível e visual de cultivar a gratidão e espalhar a positividade na escola, melhorando o Índice FIB escolar e contribuindo para o bem-estar de todos.
Para dar vida a este projeto em sua escola, temos algumas dicas valiosas da FIBia, a assistente virtual do Planeta Smiles
DESIGN DAS JARRAS
Deixe sua criatividade fluir ao criar as jarras de gratidão. Elas devem ser atraentes e convidativas!
POSICIONAMENTO
Posicione as jarras em locais de alta visibilidade e fácil acesso.
ENCORAJE
Explique a importância da gratidão e incentive todos a participarem.
COMPARTILHE
Regularmente, compartilhe as notas de gratidão de maneira respeitosa e anônima.
CELEBRE
Realize eventos de celebração da gratidão para destacar o impacto positivo do projeto.
CONSISTÊNCIA
Lembre-se de que a gratidão é um hábito. Incentive a participação regular.
Benefícios de elevação do FIB e promoção do desenvolvimento sustentável (ODS) da comunidade escolar
SUSTENTABILIDADE
Embora o projeto "Jarra de Gratidão" possa não estar diretamente relacionado a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ele pode ter impactos positivos indiretos em várias áreas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o projeto pode promover os ODS:
ODS 3 - Saúde e Bem-Estar: O cultivo da gratidão e a disseminação da positividade podem ter um impacto benéfico na saúde mental e no bem-estar emocional dos participantes. Isso contribui para a promoção de uma vida saudável e equilibrada.
ODS 4 - Educação de Qualidade: Ao incentivar os alunos a expressar sua gratidão e valorizar as coisas positivas em suas vidas, o projeto pode promover um ambiente escolar mais positivo e inclusivo, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.
ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação: O projeto "Jarra de Gratidão" pode promover a colaboração e a construção de parcerias entre alunos, professores, pais e membros da comunidade escolar. Isso fortalece a implementação eficaz do projeto e estimula a participação de diferentes atores em atividades escolares.
Embora essas sejam apenas conexões indiretas com os ODS, o projeto "Jarra de Gratidão" pode ter um impacto positivo no bem-estar e no ambiente escolar, o que pode, por sua vez, contribuir para o progresso em várias metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
.
FELICIDADE
O projeto "Jarra da Gratidão" se conecta a várias dimensões do Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), sendo as principais:
Dimensão Psicológica: O projeto "Jarra de Gratidão" promove a expressão da gratidão e o cultivo da positividade na escola. Isso pode contribuir para o bem-estar psicológico dos participantes, aumentando os sentimentos de felicidade, satisfação e gratidão.
Dimensão Governança: Ao convidar todos na escola a expressar sua gratidão, o projeto promove uma cultura de participação, inclusão e colaboração. Isso fortalece a governança participativa, incentivando a tomada de decisões coletivas e o engajamento de todos os membros da comunidade escolar.
Dimensão Comunitária: O projeto "Jarra de Gratidão" cria um senso de comunidade e pertencimento na escola, à medida que as pessoas compartilham suas notas de gratidão e reconhecimento. Isso fortalece os laços sociais, a coesão e o apoio mútuo entre os participantes.
Dimensão Cultural: A prática da gratidão é uma parte importante de muitas culturas ao redor do mundo. Ao introduzir a "Jarra de Gratidão" na escola, o projeto valoriza e promove a expressão cultural da gratidão, ampliando a compreensão e o respeito pela diversidade cultural na comunidade escolar.
Dimensão Educacional: O projeto "Jarra de Gratidão" pode ser incorporado ao ambiente educacional como uma prática de educação socioemocional. Os alunos aprendem a expressar gratidão, valorizar as coisas positivas e desenvolver uma mentalidade de apreciação, o que contribui para o seu crescimento pessoal e habilidades emocionais.
É importante ressaltar que a conexão específica com as dimensões do FIB pode variar dependendo da implementação do projeto e dos impactos alcançados na comunidade escolar.
BENEFÍCIOS PARA GESTÃO ESCOLAR
O projeto "Jarra de Gratidão" pode colaborar com a promoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de diversas maneiras:
Desenvolvimento Socioemocional: A BNCC enfatiza a importância do desenvolvimento socioemocional dos estudantes. O projeto da Jarra de Gratidão proporciona um espaço para expressar gratidão, que é uma emoção positiva e contribui para o bem-estar emocional. Ao cultivar a gratidão na escola, o projeto promove o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, ajudando-os a reconhecer e valorizar as emoções positivas em suas vidas.
Educação Integral: A BNCC busca uma educação integral, que vai além do aspecto cognitivo e considera as dimensões afetivas, éticas e sociais. O projeto da Jarra de Gratidão contribui para essa abordagem ao incentivar a expressão de gratidão, promovendo o cuidado emocional, a empatia e o fortalecimento dos laços entre os membros da comunidade escolar. Isso colabora para uma educação integral, que considera as múltiplas dimensões do ser humano.
Convivência e Cidadania: A BNCC valoriza a formação de cidadãos éticos, responsáveis e comprometidos com a convivência democrática e a valorização da diversidade. O projeto da Jarra de Gratidão cria um ambiente escolar mais positivo e acolhedor, promovendo a convivência saudável e o respeito mútuo. Ao expressar gratidão, os estudantes aprendem a reconhecer e valorizar as contribuições dos outros, fortalecendo a convivência harmoniosa e a formação cidadã.
Valorização das Experiências e Saberes Locais: A BNCC enfatiza a valorização das experiências e saberes locais dos estudantes. O projeto da Jarra de Gratidão proporciona um espaço para que os estudantes expressem gratidão pelas pessoas, eventos e elementos do ambiente escolar e local. Isso permite que os estudantes reconheçam e valorizem as particularidades e contribuições do seu contexto, promovendo a valorização das experiências e saberes locais.
Dessa forma, o projeto "Jarra de Gratidão" colabora com a promoção da BNCC ao contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, promover uma educação integral, fortalecer a convivência e a formação cidadã, e valorizar as experiências e saberes locais.
O projeto "Jarra de Gratidão" pode colaborar para a promoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) educacionais da seguinte forma:
Práticas Ambientais (E): O projeto da Jarra de Gratidão pode incentivar práticas ambientais ao utilizar materiais recicláveis na confecção das notas de gratidão ou ao promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, ao cultivar a gratidão e a positividade na escola, o projeto pode fomentar um ambiente mais sustentável, onde os estudantes são encorajados a valorizar e cuidar do espaço físico e dos recursos naturais.
Práticas Sociais (S): O projeto da Jarra de Gratidão tem um impacto social significativo, pois promove um ambiente escolar mais positivo e acolhedor. Ao expressar gratidão, os estudantes aprendem a reconhecer e valorizar as contribuições das outras pessoas, fortalecendo os laços sociais e promovendo a empatia e a solidariedade. Isso cria um ambiente mais inclusivo e respeitoso, contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Práticas de Governança (G): O projeto da Jarra de Gratidão pode ser integrado às práticas de governança educacional ao envolver todos os membros da comunidade escolar - estudantes, professores, funcionários e pais - na participação e no acompanhamento do projeto. Além disso, a implementação e a gestão do projeto podem ser realizadas de forma transparente, permitindo que todos tenham conhecimento das atividades relacionadas à Jarra de Gratidão. Isso promove a participação democrática e fortalece os princípios de governança escolar.
Portanto, o projeto "Jarra de Gratidão" colabora para a promoção de práticas ESG educacionais, incentivando a consciência ambiental, fortalecendo as relações sociais e promovendo a governança participativa na escola.
O projeto "Jarra de Gratidão" se liga às dimensões do PERMA (Positive Emotions, Engagement, Relationships, Meaning, Accomplishment) dentro da perspectiva da Educação Positiva e Ciência da Felicidade da seguinte maneira:
Emoções Positivas: O projeto incentiva a expressão de gratidão, que é uma emoção positiva. Ao depositar notas de gratidão na jarra, os estudantes têm a oportunidade de experimentar e compartilhar emoções positivas, como alegria, contentamento e apreciação. Isso contribui para o aumento do bem-estar emocional e a promoção de emoções positivas na escola.
Engajamento: O envolvimento dos estudantes no projeto da Jarra de Gratidão promove o engajamento. Ao refletirem sobre suas experiências e expressarem gratidão, os estudantes se tornam mais conscientes do momento presente e se engajam de forma ativa no cultivo da gratidão. Esse engajamento é importante para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o aumento do bem-estar.
Relacionamentos: O projeto fortalece os relacionamentos na comunidade escolar. Ao expressarem gratidão uns pelos outros, os estudantes e demais membros da comunidade escolar cultivam laços mais positivos e afetuosos. Isso contribui para a criação de um ambiente escolar mais acolhedor, com relacionamentos saudáveis e apoio mútuo.
Sentido e Propósito: Ao participar do projeto da Jarra de Gratidão, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre as coisas pelas quais são gratos e encontrar um sentido e propósito em suas vidas. A prática da gratidão ajuda a focar nas coisas positivas e valorizar as experiências e conexões significativas. Isso contribui para a construção de uma perspectiva mais otimista e fortalece o senso de significado e propósito pessoal.
Realizações: O projeto da Jarra de Gratidão cria uma oportunidade para os estudantes reconhecerem suas conquistas e realizações. Ao depositarem notas de gratidão, eles podem expressar gratidão por suas próprias conquistas, bem como pelas conquistas dos outros. Isso promove a valorização das realizações individuais e coletivas, fortalecendo a autoestima e o sentimento de eficácia pessoal.
Dessa forma, o projeto "Jarra de Gratidão" se liga às dimensões do PERMA, contribuindo para o aumento do bem-estar emocional, o engajamento, o fortalecimento dos relacionamentos, o sentido e propósito, e o reconhecimento das realizações dos estudantes. Isso está alinhado com os princípios da Educação Positiva e da Ciência da Felicidade, que visam promover o florescimento humano e o bem-estar geral.
CONCLUSÃO
Inspirado pelos dados da primeira Pesquisa FIB Escolar, o Projeto "Jarra de Gratidão" é uma oportunidade maravilhosa para elevar a gratidão e o bem-estar em sua escola.
Então, Tripulação "Estudantes de Atitude", vamos preencher nossas jarras com notas de gratidão e ver como nossa escola se transforma com a positividade. Vamos fazer isso acontecer!
Fale Conosco:
Em caso de dúvidas fale com a sua coordenação regional de ensino Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:00